Revista Sinais Sociais
projeto gráfico + direção de arte + acompanhamento de diagramação externa
A Revista Sinais Sociais já existia há bastante tempo quando recebi a incumbência de revitalizar seu projeto gráfico.
Primeiro, para que a qualidade visual externasse a qualidade da curadoria de textos e segundo para reposicioná-la junto ao mercado de revistas de artigos.
Primeiro redesenhei a marca, para algo que fosse mais icônico e que me permitisse um jogo maior entre imagem e marca.
A direção de arte para a revista trouxe fontes mais contemporâneas, uma mancha mais leve e extremamente agradável e mais leveza para itens como tabelas e gráficos.
Outro ponto importante foi a parceria com o designer e fotógrafo Flávio Pereira que produziu uma grande série de imagens que atendiam aos parâmetros definidos como balizadores: imagens orgânicas (de paisagens reais e não inventadas), uma perspectiva que apontava ligeiramente para o alto, à direita (onde geralmente se encontrava a marca/selo). A fotografia era sempre em preto e branco, tratada com um duotom que simulava variações de PB.
A parceria durou muitas edições e algumas especiais, como a de sustentabilidade, uma das poucas capas coloridas.
Ficha técnica:
Editora: Departamento Nacional do Sesc
Coordenação editorial: Jane Muniz
Design editorial: Hannah23
Direção de arte: Hannah23
Fotografias: Flávio Pereira